Apple destrói a criatividade humana em novo comercial e toma atitude drástica após críticas

Apple causa polêmica com comercial

A Apple gerou polêmica com seu mais recente comercial, divulgando o novo iPad, que recebeu críticas por sugerir a destruição da criatividade humana.


No vídeo intitulado "Crush", objetos associados à criatividade, como instrumentos musicais e obras de arte, são mostrados sendo esmagados por um compressor, restando apenas o novo iPad como protagonista.


A reação negativa foi rápida, especialmente entre profissionais criativos, que interpretaram a mensagem como uma insinuação de que a tecnologia estava suprimindo a criatividade humana. O debate sobre o impacto da inteligência artificial na expressão criativa é um tema atual na indústria de comunicação e na sociedade em geral.


Em resposta às críticas, Tor Myhren, vice-presidente de marketing e comunicação da Apple, declarou: "Na Apple, a criatividade está em nosso DNA, e é muito importante desenhar produtos que empoderem os criativos por todo o mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar a miríade de maneiras com que os usuários se expressam para trazer suas ideias à vida por meio do iPad. Perdemos a mão com esse vídeo e pedimos desculpas."



O comercial foi lançado no YouTube da Apple em 9 de março e também compartilhado na conta do CEO da empresa, Tim Cook, no X (ex-Twitter).


Apesar de historicamente reconhecida por suas campanhas publicitárias premiadas, como "1984", "Think Different" e "Shot on iPhone", a Apple reconheceu o erro no tom deste comercial e prometeu tomar medidas corretivas.