Apple destrói a criatividade humana em novo comercial e toma atitude drástica após críticas
Apple causa polêmica com comercial |
A Apple gerou polêmica com seu mais recente comercial, divulgando o novo iPad, que recebeu críticas por sugerir a destruição da criatividade humana.
No vídeo intitulado "Crush", objetos associados à criatividade, como instrumentos musicais e obras de arte, são mostrados sendo esmagados por um compressor, restando apenas o novo iPad como protagonista.
A reação negativa foi rápida, especialmente entre profissionais criativos, que interpretaram a mensagem como uma insinuação de que a tecnologia estava suprimindo a criatividade humana. O debate sobre o impacto da inteligência artificial na expressão criativa é um tema atual na indústria de comunicação e na sociedade em geral.
Em resposta às críticas, Tor Myhren, vice-presidente de marketing e comunicação da Apple, declarou: "Na Apple, a criatividade está em nosso DNA, e é muito importante desenhar produtos que empoderem os criativos por todo o mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar a miríade de maneiras com que os usuários se expressam para trazer suas ideias à vida por meio do iPad. Perdemos a mão com esse vídeo e pedimos desculpas."
Meet the new iPad Pro: the thinnest product we’ve ever created, the most advanced display we’ve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things it’ll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
— Tim Cook (@tim_cook) May 7, 2024
O comercial foi lançado no YouTube da Apple em 9 de março e também compartilhado na conta do CEO da empresa, Tim Cook, no X (ex-Twitter).
Apesar de historicamente reconhecida por suas campanhas publicitárias premiadas, como "1984", "Think Different" e "Shot on iPhone", a Apple reconheceu o erro no tom deste comercial e prometeu tomar medidas corretivas.