A estratégia das novelas é a fórmula perfeita para o sucesso nas redes sociais

Quem nunca se viu totalmente envolvido pela trama de uma novela ou passou horas rolando vídeos curtos no feed sem perceber o tempo passar?

Embora separados por gerações e formatos, esses dois universos compartilham algo em comum: a capacidade de capturar a atenção, criar identificação e estimular conversas.

No Brasil, as novelas alimentam o imaginário coletivo há décadas com suas histórias envolventes, enquanto hoje, vídeos curtos fazem isso em segundos.

Mas qual é o segredo por trás desse sucesso atemporal? A seguir, você confere os 4 pilares que sustentam a gestão de comunicação da Mundohit e foram inspirados nas estratégias de como uma novela pode sustentar a sua atenção até o fim!


Pilar 01: Conheça seu público e crie valor

As novelas são feitas para vender — seja emoções, sonhos ou produtos. Mas o público jamais deve perceber esse intuito. O segredo está na entrega de valor real, que mistura elementos de identificação, inspiração e reflexão, com uma dose de escapismo.

Da mesma forma, marcas e criadores precisam entender profundamente os anseios do público para oferecer algo que vá além do entretenimento.

Segundo Motter, “ficção e realidade se nutrem, criando novas histórias que se alternam constantemente”. Essa troca conecta o público — seja em frente à TV ou ao celular.

Para que haja verdadeiro valor percebido, é necessário unir elementos de entretenimento com informação, conhecimento, reflexão sobre temas contemporâneos e inspiração.

Assim como as novelas, as marcas devem estimular discussões relevantes. O telespectador aprende e reflete quando se identifica ou sente empatia, sendo inspirado a correr atrás dos seus sonhos dentro do seu cotidiano.

Planos de Ação:
  • Desenvolva conteúdos que combinem emoção e informação de forma acessível.
  • Use elementos narrativos que inspirem reflexões e debates no público.

Pilar 02: Traga temas que se conectem com o estilo de vida do público

Nas novelas, as pessoas encontram histórias que refletem suas vidas ou aspiram ser. Essa representação gera uma conexão imediata. Nas redes sociais, memes, trends e vídeos capturam momentos do dia a dia, promovendo pertencimento.

Pontos como fantasia, escapismo, identificação e descontração atraem o público, criando um ponto de entrada para conversas mais profundas, como um livro que não precisa de esforço para ser lido.

Além disso, as novelas — e as marcas — podem usar a multiplicidade de estilos de vida para criar vínculos mais fortes com o público. Ao refletir ou ampliar esses interesses, o conteúdo se torna mais atrativo e relevante.

Planos de Ação:
  • Crie conteúdos que explorem temas universais e aspiracionais, fáceis de serem entendidos.
  • Use elementos de humor e leveza para aumentar a conexão emocional com o público dentro de seus estilos de vida.

Pilar 03: Crie enredos envolventes

Nada prende mais o público do que um bom enredo. Novelas possuem protagonistas, conflitos e resoluções que mantêm a atenção semana após semana.

Da mesma forma, narrativas estruturadas nas redes sociais mantêm o público engajado. Conteúdos que criam expectativas e debates tornam-se inesquecíveis.

Um exemplo é o uso do gancho narrativo: ao encerrar uma trama em um momento de suspense, o interesse pelo próximo capítulo aumenta.

O gancho é uma ferramenta que sintetiza capítulos, estimula curiosidade e aviva desejos, mantendo o público conectado.

Planos de Ação:
  • Planeje suas histórias em três atos: apresente o contexto, insira um conflito e finalize com uma solução.
  • Crie séries de conteúdo, incentivando o público a voltar e acompanhar a sequência.

Pilar 04: Gere discussões e promova engajamento

O objetivo final de qualquer marca é a conversão, mas para isso, é preciso primeiro mobilizar o público que a acompanha.

Assim como novelas promovem discussões e tendências — de moda a temas sociais —, marcas devem identificar o que desperta interesse genuíno nessas pessoas.

A inserção de produtos ou serviços deve ser natural, parecendo uma extensão do conteúdo, e não uma interrupção.

Como afirma Zico Farina, diretor executivo de criação da BETC Havas, “o importante é entrar de forma percebida como conteúdo e entretenimento, não como um anúncio disfarçado. 

"O contrário de criativo não é simples, mas sim chato. Seu merchandising pode ser tudo, menos enfadonho”, completa.

Planos de Ação:
  • Monitore os interesses do público e insira sua oferta dentro de narrativas relevantes.
  • Use formatos criativos, como séries ou episódios patrocinados.

Recapitulando os 4 pilares

  • Conheça seu público e crie valor.
  • Traga temas que se conectem com o estilo de vida do público.
  • Crie enredos envolventes.
  • Gere discussões e promova engajamento.

Na TV ou nas redes sociais, entender o público e criar conexões reais é o que transforma conteúdo em histórias memoráveis.
 
Com esses pilares, você pode estruturar sua comunicação como uma novela de sucesso — e conquistar a atenção do público do primeiro ao último capítulo.