McDonald's proporciona bons sentimentos de nostalgia no BBB 24: "É por isso que eu chamo o Méqui de Méqui"
![]() |
(Imagem: Reprodução/Globo) |
No mesmo período em que o Burger King traz figuras consideradas polêmicas para divulgar seus sanduíches, o McDonald's decidiu seguir o caminho oposto e associar sua marca a sentimentos tradicionais que agradam todos os tipos de públicos.
Em uma ativação no BBB 24 deste sábado (9), a marca apresentou sua nova campanha "É por isso que eu chamo o Méqui de Méqui". Nela, as pessoas poderão relembrar os bons momentos simples que viveram acompanhados com a marca.
Dessa forma, a campanha traz o protagonismo para cada pessoa e se posiciona como uma companhia agradável ao invés de uma sanduicheria comum cujo principal objetivo é matar a fome.
![]() | |
|
Tadeu Schmidt, ao anunciar a festa que o McDonald's promoveria na casa, leu o seguinte texto: "Tem coisas que só acontecem no Méqui. Você dá aquela passadinha despretensiosa e... ah! nunca mais esquece".
"Cada um tem sua história com o Méqui. Vive suas experiências. Mas cada uma tem um gostinho especial", completou, antes de conduzir o público para a chamada de ação, fazendo acessar o QR Code na tela a fim de "garantir aquele Méqui no precinho porque a noite vai ser longa".
Nesse contexto, a marca mostra os participantes do BBB 2024 vivendo o momento de diversão no sábado à noite e desperta o desejo no público de casa em viver a mesma experiência na companhia dos brothers.
![]() | |
|
Mari Gonzalez, querida pelos fãs do programa, contou uma de suas experiências com a marca: "É dia de celebrar os momentos que vivemos e que ainda vamos viver com Méqui. Eu, por exemplo, cantei muito aí na casa e o Méqui me chamou para cantar no comercial".
E por fim, a atração da noite, Pedro Sampaio, fez o mesmo: "McDonald's sempre fez parte da minha vida. Lembro de quando era criança, voltava da escola e sempre passava no Mc. Olha essa foto que encontrei: sou eu bebezinho já comendo Mc".
![]() | |
|
"E olha isso aqui, eu tenho todos esses brindes McDonald's guardados até hoje. É por isso que eu chamo o Méqui de Méqui. Sempre fez parte da minha vida", completou. Com isso, eles influenciam o público a lembrar de boas experiências com a marca e incentivam a repetir a dose.
A ESTRATÉGIA DE BRANDING DO MC DONALDS
- IDEIA CENTRAL: Para uma comunicação bem sucedida com o público-alvo, a marca precisa ter uma ideia central para nortear todas as ações de marketing. No McDonald's, a toda a ideia é resumida no slogan “Amo muito tudo isso”, que reflete em todas as campanhas.
- PÚBLICO-ALVO: Em seguida, é preciso definir quem é o público-alvo, seus interesses, seus desejos, o que valorizam e o que consomem para se distrair. Certamente, o sentimento de nostalgia é algo que os consumidores do McDonald's valorizam. Por isso a estratégia.
- FUNIL DE VENDA: Para fazer essa ideia chegar até o público-alvo, é necessário um funil de venda que começa da descoberta através das mídias e ações em parceria com outras marcas interessadas. É aí que entra a ideia de patrocinar o programa como o BBB.
- CONCEITO CRIATIVO: Para levar as informações acima ao público-alvo, é necessário definir como a marca vai abordar as pessoas. Além da repetição de cores (amarelo e vermelho), é criado um conceito que gera uma conexão envolvente com arquétipo da inocência e tom extrovertido.
- PONTOS DE CONEXÃO: A marca ainda reforça sua ideia central em paralelo com sentimentos emocionais incontestáveis e aspectos racionais que estimulam o público a constatar que é uma ótima oportunidade pedir um Méqui na noite de sábado.
- ATRATIVIDADE: A parceria com um reality show como o Big Brother Brasil é uma estratégia de fazer com que as marcas se divulguem para o público-alvo dentro de um programa de entretenimento para captar a atenção sem prejudicar a experiência de quem está assistindo.
- DIVULGAÇÃO: A cada novo sanduíche lançado ou novas promoções, o MdDonalds aproveita a atenção das pessoas para as divulgações necessárias. Dessa forma, a propaganda não se torna invasiva e mantém as pessoas informadas sobre os preços e ofertas.
- PERSUASÃO: A campanha aproveita o fato da maioria das pessoas já terem tido alguma experiência com a marca para associar situações simples a sentimentos positivos que nos fazem querer repetir por mais vezes. Com isso, nos convencemos de que a compra é uma ótima decisão
- INFLUÊNCIA: Por fim, em última instância, são usadas figuras públicas de referência e boa reputação no mercado, como o apresentador Tadeu Schmidt, a influenciadora Mari Gonzalez e o cantor Pedro Sampaio, para expor suas experiências do cotidiano com a marca.
![]() | |
|